quarta-feira, 9 de julho de 2014

GRS Custom Guitars - Guitarras pra guitarristas de verdade - Parte 2

Raros acompanhantes,


Puta que o....
 
[Olá mais uma vez]
Voltei das minhas merecidas (nem tanto) férias já à postos pra falar um pouco mais das famigeradas 'GRS Custom Guitars' do franzino Vander Pinesso.

Acho que deu pra sacar um pouco da qualidade dos instrumentos do Vander, não? Acho também que os que não conheciam as 'GRS Guitars' devem ter ficado bastante curiosos e deram uma conferida no site e no facebook do garoto.




Mas conta aí a história da outra GRS...



[Olha eu denovo...]
OK! Era uma vez uma guitarra que toda vez que eu via ou ouvia, eu pirava. Era ela, e não surpreendentemente, a Pensa Suhr do maestro Mark Knopfler. Pois é, como não tenho dinheiro pra ter uma dessas, ficava só sonhando em tocar com uma dessas coisinhas bonitinhas do papai. Hoje, talvez, essa guitarra esteja "outdated", pois os caps EMG, Floyd Rose, escala curta, etc. não estão mais na moda. 

Mas eu não estava nem aí, eu tinha que ter uma dessas. Além do mais, minhas experiências com captadores EMG foram as melhores possíveis. Então, tudo certo. Negócio era ter o dinheiro.



E o dinheiro chegou...?



Antes de chegar a grana de verdade, arrumei um empréstimo e comprei uma Fender Stratocaster Mexicana, só por teimosia.
Teimosia filha da puta! Pois então, me arrependi amargamente de ter comprado essa guitarra, o som era legal, o visual também. Mas o timbre dela nem chegava perto da minha Tele GRS. 



Mas Telecaster não se compara com Strato...


[se ajeitando...]
Não se compara não, mas no quesito definição, ataque e clareza das notas, a Telecaster GRS dava um banho nessa Fender.

Pois então, vendi essa tristeza mexicana e nesse meio tempo de arrumar um comprador, consegui levantar uma graninha

Tendo em posse essas verdinhas, fiz um DDD pro Vander pra orçar essa tal da 'Pensa Suhr', porém, não dava pra fazer uma igual a essa! Não dava porque estava liso, e essa guitarra ia sair cara. Lógico que se fizesse uma dessas com certeza iria sair 1/5 ou 1/6 do preço de uma 'Suhr Modern Satin'. Fato!


Mas o sonho de ter uma Pensa não iria morrer, não só porque queria uma guitarra na cola da 'Main Guitar' do Sr. Knopfler, mas porque aquele timbre também me atraia muito. E também queria uma guitarra que fosse visualmente linda e ao mesmo tempo tivesse um som matador e bastante silenciosa graças aos EMGs que tanto adoro.



E aí, como a parada se desenrolou....? Fala da guitarra!!!



[Essa era a "outra"...]
A outra Pensa Suhr que o Sir Knopfler usou muito, foi a 'Pensa Suhr MK Special', conhecida também como 'Black Pensa'. Essa outra moça, que era muito bonita, não tinha o tampo em 'Flamed Maple' e também não era Carved Top, e esses dois pequenos detalhes iriam encarecer muito o serviço.

Bom, como estava apaixonado pelas madeiras usadas na minha GRS, decidi que queria a guitarra nas mesmas configurações, isto é, corpo em Cerejeira, braço em Marfim/Jacarandá do Cerrado.

Essas madeiras, além de ter um timbre show (Seria ainda melhor se fosse braço em Maple), já dava outra melhorada no preço.

Pra dar um toque pessoal à guitarra, isso porque não queria ter uma guitarra exatamente como a original e dar mais uma barateada, outras mudanças foram acrescentadas.

- Um Knob de Tonalidade (não vivo sem ele)
- Ponte de PRS fixa, com cordas passando através do corpo.
- Captador da ponte fixado direto na madeira (sem a moldura)
- Todas as ferragens seriam Wilkinson
- Trastes Dunlop 6100
- Nut Graphtech
- Escala com raio de 16"

E tudo com EMG, é claro!


Em resumo, essa guitarra foi planejada pra ser uma guitarra de performance, conforto e timbre. Seria uma guitarra em que eu nunca iria me aperrear com nada. Seria silenciosa e teria aquele som de EMG que parece que só eu gosto.



[Detalhes... detalhes....]
Tendo na cabeça o objetivo, mandei um e-mail pro Vander e ele me levantou o orçamento dessa mocinha. Dei uma chorada (lógico) e fechamos o preço. Agora era só esperar uns 30/40 dias pra essa mocinha ficar pronta.


As frescuras que coloquei na guitarra eram floreios da minha cabeça. Frescura mesmo, mas como entrei na onda do "Tô pagando" meti o desafio pro Vander fazer.

- Quis o binding da da guitarra na cor do Maple amarelado, isto é, seria como se fosse ausência da tinta, o que ficaria bem natural e somando com as ferragens douradas ficaria linda.

- Braço quase um 'soft D'

- Gabarito dos captadores sob medida pra EMG

- A guitarra tinha que chegar um primor, trastes altos, regulada pra ação baixa com cordas 0.10. Seria uma guitarra pra eu tocar o dia todo e não cansar os dedos.



Mas e aí.... Como ficou...?

[Nota: comecei esse post faz 1 mês, e to terminando agora, dia 09/07/2014]

Cacetada, a guita ficou demais! Do jeito que eu queria! Linda e com um som espetacular.

Não gravei nada com ela (To com a desculpa do sem tempo) mas o meu amigo e "gravador" oficial das GRS mandou ver com ela... Mandou ver e tirou a virgindade dela. Mas não tive ciúmes não....


Vídeo 1:





 












Vídeo 2:





















Pela madrugada!!!


Essa mocinha é demais. Toco com ela toda noite e a guita não deixa ninguém cansado. 


Depois dessa guitarra, chega de guitarra "de headstock"


Sem palavras para essa guitarra!

Agradeço imensamente ao Vander e os guris pela paciência e por fazer essa guitarra maravilhosa!
Parabéns ao Vander por fazer guitarras incríveis, com o melhor, repito, o melhor custo benefício das custom shops nacionais.

Show de Bola






Abraço e quem sabe,nessa pisadinha, faço outro post esse ano.




...Fire at Will